Disciplina Curricular

Reciclagem e Valorização de Materiais RVM

Mestrado Bolonha em Engenharia de Materiais - MEMat 2021

Contextos

Grupo: MEMat 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Objectivos

Sensibilizar os alunos para a problemática das matérias-primas, ambiente e energia. Os alunos devem adquirir competências que lhes permitam: abordar de uma forma integrada, os aspetos ambientais, sociais, económicos e legais, da gestão de resíduos; identificar as características dos resíduos; conhecer os princípios físicos/químicos, e variáveis de processo e tecnologias das operações unitárias de um processo de reciclagem; estruturar um fluxograma de tratamento, e justificar a escolha das diferentes opções de tratamento dos resíduos A UC visa ainda desenvolver nos alunos métodos de trabalho em equipa, divisão de tarefas, pesquisa e organização de informação, contato com stakeholders, cumprimento de objetivos e prazos e, comunicação eficaz, através do desenvolvimento de um caso de estudo.

Programa

Fontes de resíduos. Caracterização. Gestão integrada de resíduos. Fluxos específicos de resíduos: REEE; Pilhas e acumuladores; Pneus. Subprodutos industriais: Poeiras de Forno-Elétrico de Arco; lamas de tratamentos de superfícies Tecnologias de processamento e reciclagem. Operações unitárias no processamento de metais secundários. Cominuição. Métodos de separação física. Sistemas de processamento termicamente assistidos. O ciclo de vida dos plásticos. Hierarquia de resíduos. Metodologias e tecnologias de reciclagem: - mecânica ( ciclo aberto e fechado). Exemplos típicos (PET; SPW de REEE, VFV e embalagens). - química (para monómero e matéria-prima): quimólise, pirólise, fratura catalítica e tecnologia e de hidrogénio e gaseificação. Vantagens e limitações, parâmetros que influenciam a distribuição do produto, exemplos de processos catalíticos comerciais, coprocessamento com biomassa. Projeto e seleção de materiais em relação à sua reciclagem (eco-design). Análise de ciclo de vida.

Metodologia de avaliação

Teste teórico (40%) +Trabalho em grupo (max. 2 alunos) (40%). Trabalho de grupo: (max 20 pág.) (40%). Relatório da visita às indústrias: 20% Apresentação oral, durante 15 min seguida de breve período de comentários ou questões, com a presença obrigatória de todos os alunos. A visita às indústrias é obrigatória Exame final (teórico)- (40%) + Trabalho em grupo (max. 2 alunos) (40%)+ Relatório da visita às indústrias: 20%

Componente de Competências Transversais

As tarefas autónomas deverão desenvolver as seguintes competências: trabalho em equipa, autodisciplina (prazo limitado para entrega e sessões de dúvidas limitadas), capacidade para localizar e aceder a informação (os dados para resolução de exemplos serão em parte obtidos pelos alunos de fontes de acesso geral. As aulas teórico-práticas serão em parte dedicadas a orientação para resolução das tarefas, exigindo dos alunos autodisciplina para preparação antecipada de questões.

Componente Laboratorial

Sem componente laboratorial.

Componente de Programação e Computação

As tarefas autónomas incluem exemplos de resolução com recurso a folhas de cálculo (p.ex., Excel).

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre