Dissertação

Hydrometalurgical Processing of Li-ion batteries from Electric Vehicles EVALUATED

O aumento de veículos elétricos (EV), promove o crescimento das baterias de iões de lítio em fim de vida (LIB), sendo necessário um processo de reciclagem eficiente. Estudaram-se as operações unitárias de remoção do eletrólito, separação do pó da folha e lixiviação ácida. Retirou-se 50\% do eletrólito. Foi realizado um balanço mássico dos componentes da bateria e célula. A célula corresponde a 57\% do peso total da bateria, enquanto que o cátodo e ânodo a 25\% e 31\% da célula, respetivamente. Os restantes 44\% são do invólucro de alumínio e material orgânico. O pó e folha de cada elétrodo foram caracterizados morfologica e quimicamente. As condições de lixiviação orgânica, foram otimizadas. O agente lixiviante selecionado foi o ácido cítrico a 1 M, o redutor H2O2 1% vol/vol, o L/S 15 L/kg, a temperatura 90oC e o tempo 3 horas. Nas condições referidas obtiveram-se eficiências de 100% para o cobalto e níquel e 90% para o lítio. Para o alumínio o máximo foi 50%. Finalmente, investigou-se a influência da temperatura de calcinação. Verificou-se que o aumento da mesma contribui para a eficiência de lixiviação.
Baterias de iões de lítio, Ácidos orgânicos, Lixiviação, Remoção do eletrólito

Junho 27, 2019, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Alberto Gonçalves N

LNEG

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Fernanda Maria Ramos da Cruz Margarido

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado