Dissertação
Industrial and Laboratory Processing of Spent Li-Ion Batteries for Efficient Materials Recovery EVALUATED
Com o aumento do número de veículos elétricos em circulação, existe a necessidade de criar soluções para tratar as baterias provenientes destes veículos. A necessidade destas soluções prende-se com a quantidade de metais críticos presentes nas baterias e a importância de criar alternativas à exploração desses metais. O objetivo deste trabalho é desenvolver, à escala industrial, um procedimento de descarregamento e desmantelamento das baterias para posterior tratamento, incluindo um balanço mássico dos componentes que compõe a bateria. À escala laboratorial, o objetivo é determinar a percentagem de cada componente, o tipo de química utilizada e caracterizar morfologicamente algumas das células, estudando o impacto dos tratamentos anteriormente impostos. Para desativar as baterias, descargas elétricas e diferentes soluções salinas/causticas foram testadas. A descarga elétrica não vai influenciar a estrutura morfológica das células e pode possibilitar a reposição de alguma eletricidade à rede da empresa. Contudo, quando a diferença de potencial nas baterias torna-se baixa, pode demorar várias horas até atingirem níveis seguros de carga. Quando se usa soluções estaremos sempre condicionados pelo tratamento de efluentes líquidos, no entanto, dependendo da estrutura da célula, as condições da solução podem ser ajustadas de modo a permitir um descarregamento mais rápido. Das 10 células analisadas, podemos concluir que a tecnologia mais usada é de facto a NMC, particularmente a NMC111. Em média a célula é responsável por 68,08% da massa total da bateria, seguida do módulo (18,66%) e do sistema periférico que compõe o pack (13,26%).
novembro 24, 2021, 17:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Fernanda Maria Ramos da Cruz Margarido
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Associate Professor