Breve Introdução

A Ciência e a Engenharia de Materiais é um campo muito vasto com bases de química, física e ciência de engenharia.

Os alunos que concluem o Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais terão uma formação específica que lhes permite enfrentar vários desafios ao longo da sua vida profissional na área de Engenharia de Materiais, que envolvem Tecnologias e Métodos de Produção, Caracterização de Produtos, Ensaios de Materiais, Garantia e Controlo da Qualidade, Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável

Historial

No ano letivo 1970/1971, iniciou-se o funcionamento no IST da Licenciatura em Engenharia Metalúrgica, criada pelo DL nº540/70 de 10/11, na sequência da reforma dos cursos de Engenharia. O curso sofreu reestruturações curriculares em 1984 e em 1994, passando a designar-se Licenciatura em Engenharia de Materiais.

No 1º semestre do ano letivo 2007/2008, teve início no IST a implementação do processo de Bolonha, em que a formação ao nível do 1º e 2º ciclo de Engenharia de Materiais se ofereciam como Licenciatura e Mestrado em Engenharia de Materiais.

Em 2017-2018 inicia-se o funcionamento do Mestrado Integrado em Engenharia dos Materiais com formação integrada a nível do 1º e 2º ciclo.

Objectivos

O Mestrado Integrado em Engenharia dos Materiais tem como principal objectivo formar Engenheiros de Materiais com capacidade de concepção e de integração de conhecimentos na área dos Materiais.

É composto por dois ciclos de formação e de aprendizagem com a duração de cinco anos:

Objectivos do 1º Ciclo (3 anos): Fornecer uma sólida formação de base que permita aos alunos acompanhar a evolução dos conhecimentos e da tecnologias ao longo de toda a sua vida profissional.
Objectivos do 2º Ciclo (2 anos): Proporcionar aos alunos uma formação avançada em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Materiais, que lhes permita intervir, como especialistas e motores de inovação e criação de riqueza nas diversas áreas de actuação da Engenharia de Materiais.

Destinatários

O Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais destina-se a alunos que queiram desenvolver uma carreira profissional em Engenharia de Materiais, proporcionando uma formação alargada nas áreas de Ciência e Tecnologia de Materiais.

O ingresso pode ser feito no 1º ciclo, ou do 2º ciclo (alunos do Técnico ou de outras escolas com formação universitária ao nível do 1º ciclo na área de Engenharia de Materiais e áreas afins).

Saídas Profissionais

Os Mestres em Engenharia de Materiais encontram lugar num vasto leque de sectores económicos ligados à Engenharia de Materiais, que incluem empresas de engenharia, novas tecnologias, empresas metalúrgicas e metalomecânicas, indústria de polímeros, indústria de cerâmica e vidro, indústria de materiais de construção, certificação e garantia da qualidade, materiais para electrónica, materiais avançados e biomateriais.

Os Engenheiros de Materiais formados no IST têm grande facilidade de integração no mercado de trabalho, tendo em conta o prestígio do curso e da escola. Integram-se em áreas muito diversificadas de desenvolvimento, investigação e produção, em que se incluem empresas de certificação e garantia da qualidade, produção de produtos e equipamentos, avaliação de projectos, laboratórios de controlo de qualidade em empresas.

 

As actividades de trabalho de um engenheiro de materiais são inúmeras e podem incluir:

-          avaliação de materiais com propriedades específicas (por exemplo condutividade eléctrica ou reciclagem)

-          selecção da melhor combinação de materiais para determinado produto

-          ensaios de materiais de modo a avaliar a resistência mecânica, química ou à corrosão e utilização de modelização computacional

-          desenvolvimento de protótipos

-          avaliação das possibilidades de reciclagem de produtos e impacto ambiental, tendo em conta factores energéticos e económicos

-          adaptação de uma empresa ao desenvolvimento de novos processos e produtos

-          resolução de problemas durante os processos de produção de produtos

-          supervisão de controlo da qualidade, com recurso a legislação e normas  adequadas

-          supervisão de procedimentos de inspecção, manutenção e reparação

-          ligação entre produção, suporte técnico, marketing e logística.


Informação pela Ordem dos Engenheiros:


https://www.youtube.com/watch?v=xZxGitys2uc

Regime de Funcionamento

De acordo com o regime legal em vigor no IST.

Propinas

De acordo com o regime legal em vigor no IST.

Coordenadores

2018/2019
Maria Emília Da Encarnação Rosa
emilia.rosa@tecnico.ulisboa.pt
José Paulo Sequeira Farinha
farinha@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.