Dissertação

GameCourseUI EVALUATED

A gamificação é definida como o uso de elementos de design de jogo em contextos fora de jogo e, recentemente, tem sido introduzida em diversas áreas. Na educação, é usada para aumentar a motivação dos alunos e o seu envolvimento nas disciplinas ou em algumas atividades. A interface do utilizador do sistema tem um enorme impacto em como este é aceite, porque, mesmo que o sistema preencha todos os requisitos, a facilidade em usá-lo e o seu apelo visual pode levar à rejeição dos utilizadores. Apesar da gamificação aumentar a motivação no geral, alguns alunos não se sentem envolvidos devido à maneira como alguns elementos de jogo lhes são apresentados. O Gamecourse é o sistema usado para gamificar a unidade curricular Produção de Conteúdos Multimédia (PCM) no Instituto Superior Técnico (IST), cuja interface tem sido melhorada desde o ano passado. O objetivo deste projeto é, além de melhorar alguns aspetos da interface do Gamecourse já implementados, adicionar mecanismos que permitam a personalizar alguns elementos para alunos com diferentes perfis, mostrando-lhes elementos de jogo com os quais eles se sentem mais confortáveis e motivados, assim como facilitar a configuração e gestão das disciplinas. Conseguimos atingir os nossos objetivos ao facilitar a personalização das views assim como melhorar a experiência do utilizador nas páginas de configuração dos módulos.
Gamificação, Gamificação na Educação, Interface do Utilizador, Experiência do Utilizador

novembro 16, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Amir Nabizadeh

Kerman University of Medical Science

Investigador