Dissertação

Gamification for MOOC online courses EVALUATED

Um dos principais problemas dos Massive Open Online Courses (MOOCs) ́e a baixa taxa de retenc ̧ ̃aode alunos e uma alta taxa de n ̃ao comparecimento. Enquanto isso, na ́ultima d ́ecada a gamificac ̧ ̃ao temganho notoriedade na educac ̧ ̃ao. Esta pesquisa comec ̧ a com uma Revis ̃ao Sistem ́atica da Literaturaque explora o impacto que a gamificac ̧ ̃ao teve nos MOOCs, como seu sucesso est ́a a ser medido, quaiss ̃ao as teorias normalmente associadas a esses ambientes de aprendizagem gamificados e quais ele-mentos de design de jogo s ̃ao usados, bem como sua implementac ̧ ̃ao e resultado. Revimos 22 artigosque datam de 2014 a julho de 2019. Os nossos resultados s ̃ao positivos, com um aumento geral naparticipac ̧ ̃ao e retenc ̧ ̃ao nos MOOCs gamificados. A segunda parte desta pesquisa consiste na an ́alisedos resultados e question ́ario de um MOOC n ̃ao gamificado. Discutimos os diferentes identificadoresde desempenho para identificar o sucesso do curso.
MOOC, Gamification, Motivação, Taxa de Retenção, Revisão Sistemáticada Literatura

janeiro 13, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ana Isabel Baptista Moura Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar