Dissertação

Mixed Procedurally Generated Creatures EVALUATED

As animações são uma das componentes essenciais num video jogo 3D e tipicamente requerem animadores dedicados e são relativamente inflexiveis, forçando o uso de restrições a nivel do mundo virtual onde são usadas. Nesta tese, propomos e demonstramos uma framework que permite a exploração de animações, geradas de forma automática tendo em conta um objectivo, em mundos virtuais arbitrários, usando neuroevolução para criar e evoluir redes neurais as quais calculam valores para serem usados como forças nas juntas do esqueleto de uma criatura, produzindo movimento que são fisicamente coerentes com a tipologia do mundo e o estado atual da criatura. A avaliação é feita através da selecção de diferentes tarefas para as quais a nossa framework foi capaz de gerar animaçoes que são diferentes entre si mas que alcançam o mesmo resultado, provando que a neuroevolução pode oferecer soluções diferentes para problemas de animação mesmo quando se usam tipos de corpos diferentes que conseguiram resolver a mesma tarefa usando os métodos de avaliação usados préviamente.
Animação, Animação Procedural, Geração de Conteúdo Procedural, Inteligência Artificial, Neuroevolução, NEAT

novembro 26, 2019, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar