Dissertação

A Procedurally Generated Approach to Emotional Storytelling for Games and Interactive Systems EVALUATED

Umas das aplicações menos reconhecidas na área de Conteúdos Gerados Proceduralmente é a geração de narrativas. Para além disso, quando este género de aplicação é de facto usada, o foco encontra-se na geração de enredos. Infelizmente, isto resulta numa potencial negligência do impacto que storytelling pode trazer a uma narrativa, já que, em muitos casos, é a forma como a narrativa é contada que transmite as emoções mais fortes a uma audiência. Através dum estudo sobre técnicas de storytelling, juntamente com uma análise de sistemas CGP focados em narrativas e a exploração de métodos de avaliação emocional nas artes, foi construído um sistema que pega em narrativas base como input e, através dum modelo emocional, adiciona-lhes mecanismos de storytelling, visando diferenciar e maximizar um de dois tons emocionais opostos: Feliz e Sombrio. Estas narrativas são então corridas no sistema Virtual Tutor. Uma série de experiências construídas à volta de quatro narrativas diferentes foram desenvolvidas para discernir se de facto houve uma diferenciação e maximização de valencias emocionais
Computação Afetiva, Emotions, Emoções, Narrativa, Tomada-de-turnos

novembro 26, 2019, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar