Dissertação

LINA: A Serious Game To Help Children Improve Social Relations With Their Peers EVALUATED

Crianças com problemas no desenvolvimento da socialização antes de sua adolescência podem se tornar socialmente isoladas, levando à baixa auto-estima e à alienação social, que possivelmente se podem transformar em problemas psicológicos mais sérios na vida adulta. Neste documento apresentamos a implementação de um Jogo Sério, LINA, que utiliza a Teoria de Contacto para ajudar crianças pré-adolescentes a melhorar as relações com os seus pares. Em LINA, os jogadores, crianças de 10 a 12 anos, tentarão descobrir o que é que aconteceu à sua colega desaparecida - a Lina - e a sua história através da descoberta de pistas de realidade aumentada e da superação cooperativa de desafios apresentados. Este documento especifica o conceito do jogo, a metodologia e a implementação de um protótipo digital para demonstração. Também avalia o protótipo quanto à sua usabilidade, prazer e interesse pelos jogadores. A avaliação conduzida determinou que os jogadores acham a jogabilidade e a história divertidas e estão interessados ​​em jogar mais do jogo. O trabalho futuro envolve a revisão deste primeiro protótipo com o feedback da sessão de avaliação, o desenvolvimento de novos desafios, e explorar as limitações técnicas da Realidade Aumentada no contexto do jogo.
Realidade Aumentada, Jogo Sério, Teoria de Contacto, Desenvolvimento Centrado no Utilizador, Habilidades de Socialização

Junho 24, 2019, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar