Dissertação
Evaluating a Gamified MOOC EVALUATED
Os Massive Online Open Courses, (MOOCs) frequentemente enfrentam desafios com baixas taxas de retenção, uma vez que os alunos têm dificuldade em manter o envolvimento ao longo do curso. A implementação de gamificação pode aumentar a motivação e a participação dos alunos, e potencialmente melhorar as taxas de retenção. Esta pesquisa visa melhorar a implementação da gamificação em MOOCs utilizando a estrutura Octalysis como uma ferramenta de avaliação de gamificação em MOOCs. O principal objetivo é estabelecer uma estrutura de gamificação adequada, desenvolver um MOOC gamificado e avaliar a sua eficácia em comparação com um MOOC não gamificado. A nossa metodologia consistiu numa Multivocal Literature Review para identificar a necessidade de uma ferramenta de avaliação de gamificação e adaptar a estrutura Octalysis em conformidade. Realizámos uma demonstração com um MOOC gamificado e um grupo de controlo, analisando os resultados para determinar a eficácia dos elementos de gamificação. Os nossos resultados indicam que, embora a ferramenta identifique eficazmente elementos de gamificação bem-sucedidos, desafios como uma janela de tempo limitada e um número reduzido de participantes podem ter afetado as taxas de envolvimento e retenção. Esta pesquisa contribui para uma compreensão mais ampla do impacto da gamificação no ensino online, visando melhorar a experiência geral de aprendizagem dos alunos e o processo de design para os educadores.
junho 6, 2024, 10:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Catedrático