Dissertação

Modelling Player Skill in a Procedurally Generated Single-Player Videogame EVALUATED

A dificuldade é um dos maiores incentivos nos jogos individuais, daí a sua importância em como avaliar a habilidade do jogador e o escalar da dificuldade, enquanto o jogador ganha experiência e mantém o seu estado de envolvimento. Nesta dissertação, exploramos como um sistema Elo pode ser usado para criar um sistema de Ajuste Dinâmico de Dificuldade num jogo bullet-hell individual gerado procedimentalmente, chamado Holiday Knight. A nossa abordagem pretende testar se o jogador se diverte mais ao jogar um jogo em que há geração procedimental enquanto a sua dificuldade é adaptada conforme a sua habilidade enquanto joga, comparado a uma versão do mesmo jogo em que a dificuldade aumenta linearmente e a uma versão em que os desafios são selecionados aleatoriamente. Na nossa avaliação, os participantes (N = 30) jogaram o jogo e responderam a um questionário, cujo foco é medir a sua motivação intrínseca, a sua afetividade percecionada e que versão preferiram. Não foi possível encontrar uma diferença estatística significativa que possa apoiar qual foi a versão preferida pelos jogadores, mas conseguiram identificar a aleatoriedade da versão em que os desafios eram de facto selecionados aleatoriamente e o determinismo das versões em que a dificuldade dos desafios é adaptada ao desempenho do jogador e da versão em que a dificuldade aumenta linearmente.
Envolvimento, Jogador Individual, Geração Procedimental de Conteúdo, Ajuste Dinâmico de Dificuldade, Habilidade do Jogador, Medição Subjetiva de Experiência

novembro 21, 2022, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado