Dissertação
Improving Believability through Timing Manipulation EVALUATED
Ter interações plausíveis entre personagens sintéticos é um aspeto crucial para que uma experiencia seja imersiva. Esta plausibilidade está fortemente ligada às emoções serem expressadas no momento adequado. Infelizmente a maioria dos vídeo jogos adotam animações estáticas que expressam apenas uma emoção ao longo do seu período. Consequentemente, estas animações não representam a consequência emocional natural de umas das outras durante uma interação. Neste trabalho, nós comparamos três modelos inspirados em técnicas utilizadas em animação que visam criar interações plausíveis. No primeiro, os personagens expressam emoções em reação ao que acontece, no segundo em antecipação ao que pode acontecer e no terceiro em antecipação ao que pode acontecer dado o que foi antecipado. Estes três modelos foram testados no Adfectus, um jogo de luta 3D, onde encontrámos melhorias significativas em certas dimensões de plausibilidade de interações para alguns demográficos de jogadores.
novembro 17, 2022, 18:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado