Dissertação

Team Formation in Gamified Environments EVALUATED

Este trabalho tem como objetivo a formação de grupos em contexto de aprendizagem tal que todos os membros consigam obter o máximo conhecimento possível enquanto estão empenhados nas tarefas. Para concretizar este objetivo, foram investigados vários algoritmos de formação de grupos e representação de agentes no estado-da-arte, dos quais realçamos os mais relevantes para o nosso problema. Os algoritmos foram implementados numa framework que selecionamos que permite comparar os algoritmos selecionados com outras abordagens já testadas. Estes algoritmos são estocásticos, logo, menos complexos computacionalmente e mais rápidos a encontrar uma solução, mas sem garantia de encontrar a solução ótima. Para comparar as técnicas de formação de grupos, realizámos simulações para os algoritmos. Os algoritmos foram avaliados pelos níveis de habilidade e empenho dos membros dos grupos que formam, o tempo para encontrar uma solução, e outros aspetos como, por exemplo, se as soluções contêm sempre grupos fixos, ou seja, grupos onde os alunos são os mesmos para todos os trabalhos de grupo, aspeto que pode ser prejudicial para a dinâmica da turma. Com as simulações, chegamos à conclusão que as abordagens determinísticas conseguem de facto competir e até mesmo superar as estocásticas, para por volta de 20 estudantes. Para avaliar a aplicabilidade dos nossos algoritmos num contexto mais realístico, fizemos experiências com professores, através de um teste de usabilidade, usando uma aplicação de gestão de grupos já existente. Com as experiências, reunimos feedback que pretendemos usar para melhorar a aplicação de gestão de grupos e a usabilidade dos algoritmos.
Geração de grupos, Perfil de interação, Algoritmos exatos, Algoritmos heurísticos, ODP-IP, Relações sinergéticas

novembro 14, 2022, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado