Dissertação
Inclusive Computational Thinking and Collaborative Learning using an Accessible Remote Robotic Kit EVALUATED
O Pensamento Computacional é uma competência fundamental que deve ser desenvolvida durante a infância, podendo ser promovida com recurso ao uso de kits de programação robóticos. Assim sendo, de modo a torná-los acessíveis para grupos com crianças com deficiências visuais, normalmente estes kits são providos de blocos tangíveis com dicas tácteis (input) e de feedback auditivo, que programam um robot (output). Também a Colaboração entre crianças deve ser promovida, por ser essencial para que se sintam integradas. Pelo facto de serem acessíveis e envolventes, os kits de programação acabam por nutri-la naturalmente. No entanto, podemos forçar a Colaboração entre crianças por meio de atividades competitivas entre grupos ou através da atribuição de papéis que separam as informações/funções do sistema entre elas. No entanto, as soluções atualmente existentes para promover o Pensamento Computacional e a Colaboração exigem a presença física das crianças, não permitindo realização das atividades à distância. Adicionalmente, este requisito co-localizado coloca-as em situações desequilibradas em relação à omnisciência do sistema, pois todas as crianças têm acesso a informações tangíveis e audíveis, mas apenas crianças com visão poderão entender as informações visuais. Assim sendo, propomos um kit de programação que utiliza blocos tangíveis para codificar um robot (Ozobot Evo) e que permite que duas crianças joguem Sokoban remotamente. Como o nosso sistema separa o input e o output e atribui papéis a cada uma delas (restringindo-as às suas áreas de trabalho), elas terão inevitavelmente de comunicar entre elas para alcançarem seus objetivos de completarem os níveis tangíveis de Sokoban.
novembro 29, 2021, 10:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar