Dissertação

Inclusive Computational Thinking and Collaborative Learning using an Accessible Remote Robotic Kit EVALUATED

O Pensamento Computacional é uma competência fundamental que deve ser desenvolvida durante a infância, podendo ser promovida com recurso ao uso de kits de programação robóticos. Assim sendo, de modo a torná-los acessíveis para grupos com crianças com deficiências visuais, normalmente estes kits são providos de blocos tangíveis com dicas tácteis (input) e de feedback auditivo, que programam um robot (output). Também a Colaboração entre crianças deve ser promovida, por ser essencial para que se sintam integradas. Pelo facto de serem acessíveis e envolventes, os kits de programação acabam por nutri-la naturalmente. No entanto, podemos forçar a Colaboração entre crianças por meio de atividades competitivas entre grupos ou através da atribuição de papéis que separam as informações/funções do sistema entre elas. No entanto, as soluções atualmente existentes para promover o Pensamento Computacional e a Colaboração exigem a presença física das crianças, não permitindo realização das atividades à distância. Adicionalmente, este requisito co-localizado coloca-as em situações desequilibradas em relação à omnisciência do sistema, pois todas as crianças têm acesso a informações tangíveis e audíveis, mas apenas crianças com visão poderão entender as informações visuais. Assim sendo, propomos um kit de programação que utiliza blocos tangíveis para codificar um robot (Ozobot Evo) e que permite que duas crianças joguem Sokoban remotamente. Como o nosso sistema separa o input e o output e atribui papéis a cada uma delas (restringindo-as às suas áreas de trabalho), elas terão inevitavelmente de comunicar entre elas para alcançarem seus objetivos de completarem os níveis tangíveis de Sokoban.
Crianças com Deficiência Visual, Robots, Colaboração, Pensamento Computacional, Sistema Remoto Acessível, Sokoban

novembro 29, 2021, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar