Dissertação

Deep QL-APF: An Automated Playtesting Framework for Unreal Engine EVALUATED

Neste trabalho introduzimos uma abordagem para automatizar parte do processo de testagem de um jogo desenvolvido usando a Unreal Engine 4 (UE4), com o objectivo de acelerar e reduzir os custos associados a realizar unicamente testes manuais. Utilizamos o Sistema de Automação de Testes da UE4 para integrar a Deep QL-APF com a UE4, de forma a realizar automaticamente testes de jogabilidade. Propomos um método de Deep Q-Learning para ensinar o agente a deslocar-se até um destino e alcançar um objectivo de jogo bem definido. Para validar a solução, utilizamos um caso de estudo oferecido pela Funcom ZPX. Foram realizados três procedimentos experimentais para validar a abordagem. Obtivemos resultados relativamente à performance de aprendizagem de dois agentes diferentes e oferecemos uma representação visual do caminho percorrido por ambos. Um agente é responsável por atingir o objetivo da forma mais rápida possível enquanto o outro quer atingir o objetivo deslocando-se o mais próximo possível das paredes do mapa. A partir dos resultados confirmamos que os agentes de Reinforcement Learning (RL) são capazes de aprender a alcançar um objectivo de jogo e encontrar áreas problemáticas em ambientes de jogo da UE4. Também descobrimos que criar agentes para atingir um objetivo com comportamentos diferentes é complexo e difícil de realizar. Os agentes são capazes de identificar problemas no ambiente de jogo enquanto o exploram. Comparámos os problemas encontrados pelos agentes com os encontrados durante uma sessão de testes manuais. Concluímos que os agentes automatizados podem substituir pessoas na realização deste tipo de teste.
Playtesting Automatizado, Aprendizagem por Reforço, Deep Q-Learning, Redes Neuronais, Unreal Engine, Sistema de Automação da Unreal Engine

novembro 22, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado