Dissertação

Fishing for Words: A game to learn grammatical gender in Portuguese EVALUATED

Aprender uma língua pode ser muito útil e divertido, mas trabalhoso. O português, tendo género gramatical, pode ser particularmente difícil para pessoas cuja língua materna não tenha esta característica. Nesta tese revemos a história do ensino de línguas e plataformas de aprendizagem de línguas existentes, que serviu para informar o nosso projeto, e desenvolvemos À Pesca de Palavras, um jogo para Android e Windows para ajudar os jogadores a memorizar o género das palavras em português ao nível de proficiência A2. Inclui dois sistemas de escolha de palavras (que equilibram a dificuldade do jogo em tempo real, de acordo com o desempenho do jogador): O clássico sistemas Leitner, e o novo sistemas de Tags. Um procedimento experimental completo foi desenvolvido e testado, com o propósito de validar a sua eficácia, o que revelou vários imprevistos que podem atrapalhar o investigador e impedir que haja uma recolha de dados bem sucedida. Por outras palavras, damos recomendações sobre como conseguir que os participantes joguem o jogo, contrariamente aos nossos. As nossas conclusões principais foram que o jogo deve ser testado com alunos mais avançados (pois suspeitamos que tenham mais interesse em aprender género gramatical), que os alunos devem ter mais tempo & encorajamento para jogarem e que o jogo deve estar disponível em mais plataformas (cerca de metade dos participantes não puderam jogar por não terem Android nem Windows).
Género Gramatical, Língua, Educação, Jogos, Videojogos, Aprendizagem

Junho 21, 2019, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Nélia Maria Pedro Alexandre

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar