Dissertação
Fishing for Words: A game to learn grammatical gender in Portuguese EVALUATED
Aprender uma língua pode ser muito útil e divertido, mas trabalhoso. O português, tendo género gramatical, pode ser particularmente difícil para pessoas cuja língua materna não tenha esta característica. Nesta tese revemos a história do ensino de línguas e plataformas de aprendizagem de línguas existentes, que serviu para informar o nosso projeto, e desenvolvemos À Pesca de Palavras, um jogo para Android e Windows para ajudar os jogadores a memorizar o género das palavras em português ao nível de proficiência A2. Inclui dois sistemas de escolha de palavras (que equilibram a dificuldade do jogo em tempo real, de acordo com o desempenho do jogador): O clássico sistemas Leitner, e o novo sistemas de Tags. Um procedimento experimental completo foi desenvolvido e testado, com o propósito de validar a sua eficácia, o que revelou vários imprevistos que podem atrapalhar o investigador e impedir que haja uma recolha de dados bem sucedida. Por outras palavras, damos recomendações sobre como conseguir que os participantes joguem o jogo, contrariamente aos nossos. As nossas conclusões principais foram que o jogo deve ser testado com alunos mais avançados (pois suspeitamos que tenham mais interesse em aprender género gramatical), que os alunos devem ter mais tempo & encorajamento para jogarem e que o jogo deve estar disponível em mais plataformas (cerca de metade dos participantes não puderam jogar por não terem Android nem Windows).
junho 21, 2019, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Professor Auxiliar