Dissertação

Enclothed Cognition in Virtual Worlds EVALUATED

Estudos demonstraram que usar diferentes roupas pode ter diferentes efeitos no processo cognitivo humano, a este efeito dá-se o nome de Cognição "Enroupada". Este trabalho tem como objetivo verificar se esta influência também está presente num espaço virtual quando o jogador é representado por um avatar virtual controlado pelo mesmo. Através do \textit{Unreal Engine 4} e da \textit{Nvidia APEX clothing}, foram criados três cenários virtuais distintos. No primeiro a personagem está vestida com roupas casuais. Nos outros dois veste uma bata. No entanto, um dos casos é subentendido que a bata pertence a um médico e no outro a um pintor. Em todos os cenários os jogadores executaram tarefas de resolução de problemas. 51 participantes foram distribuídos e jogaram pelos vários cenários e os resultados sugerem que os efeitos de cognição "enroupada" nem sempre se manifestam em ambientes virtuais.
Cognição "Enroupada", Cognição Incorporada, Avatares Virtuais, Ambientes Virtuais

Julho 26, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar