Dissertação

Peer Grading in Gamified Blended Learning Environments EVALUATED

A aprendizagem mista e a gamificação tornaram-se dois principais conceitos utilizados no ensino superior, a fim de melhorar a motivação e envolvimento dos alunos nas actividades de um curso. Para se utilizar gamificação como uma abordagem de aprendizagem, é necessário aplicar elementos e princípios de jogos na educação. Elementos de jogos podem ser utilizados como ferramentas para avaliar resultados de aprendizagem dos alunos - o professor tem que continuamente atribuir prémios aos trabalhos dos alunos à medida que eles vão produzindo novos resultados de aprendizagem. No entanto, este tipo de método de avaliação não se consegue escalar devidamente se o número de alunos é elevado ou se os resultados de aprendizagem são demasiado complexos. Uma solução típica para resolver este problema é utilizar avaliação de pares como método de avaliação. Nesta tese é explorado se a avaliação de pares pode ser utilizada como um método de avaliação válido em ambientes gamificados e com aprendizagem mista, tendo em conta a possível presença de influências, tais como amizades ou diferença de gênero. Um módulo escalável foi desenvolvido e instanciado num curso superior e avaliado através de dados obtidos da actividade de avaliação de pares e de testes de usabilidade. Os dados obtidos foram posteriormente analisados. Os resultados revelaram que não existe diferença significativa entre as notas dadas pelos alunos e pelas notas dadas pelos professores, e que o sistema do módulo foi fácil de utilizar mas, em alguns casos, os utilizadores necessitariam de alguma aprendizagem para realizar acções mais complexas.
Aprendizagem mista; Avaliação de pares

Novembro 10, 2016, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado