Dissertação

Ludificação e Personalização (projeto) EVALUATED

Motivar alguém a realizar determinadas tarefas é muitas vezes complicado, especialmente quando o propósito das tarefas não é bem claro. De modo a tornar as tarefas mais atrativas, nos dias de hoje é usada a Ludificação conhecido por Gamification, ou seja, a aplicação de técnicas de jogo de modo a motivar os utilizadores a realizar as tarefas. De todos os aspetos da Ludificação, destacam-se as seguintes: tornar o produto/serviço mais atrativo, estimular no utilizador e hábito para o uso frequente do produto/serviço. A base deste trabalho é o "Hook Model", que é um ciclo de formação de hábito formado por quatro fases: Trigger, Ação, Recompensa e Investimento. Os resultados obtidos sugerem que a utilização das técnicas de ludificação em conjunto com o modelo de “Hook" veio enriquecer a nossa solução. O objetivo desta tese é avaliar a utilização de técnicas de ludificação em conjunto ciclo de formação de hábitos, em conjunto com o modelo de "Hook" na formação do hábito nos utilizadores no uso da plataforma. Finalmente testou-se a nossa metodologia na tarefa dos utilizadores de usarem a plataforma e após registarem-se na mesma, voltarem a aceder à plataforma. Demonstrou-se que é possível formar nos utilizadores o hábito de usarem a plataforma com frequência. Mas quando se deixa de manter plataforma ativa, os utilizadores começam a reduzir o número de acessos.
Ludificação, Gamification, Hábito, Motivação

Novembro 11, 2016, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar