Dissertação

MiniPool: Real-time artificial player for a 8-Ball video game EVALUATED

A importância da inteligência artificial em jogos tem vindo a crescer ao longo dos anos devido ao contínua aumento do seu realismo e a necessidade de manter a sua imersividade enquanto se joga. Jogos como o Bola 8 oferecem muitos desafios interessantes para ambas as comunidades de IA e optimização devido ao seu características contínuas e estocásticas do domínio. Para ter sucesso, um jogador deve ser capaz de planear a melhor sequência de tacadas e executar a tacada escolhida com exactidão e precisão, para não perder o turno. Já existem vários bons jogadores artificiais desenvolvidos, porém tendem a demorar mais do que 30 segundos para seleccionar e executar uma tacada. Sob circunstâncias normais, um jogador iria desistir de jogar o jogo se tivesse que esperar tanto tempo para jogar. Neste documento proponho uma solução para um jogador artificial 8-Ball que responde em tempo real usando um algoritmo de procura baseado em Monte-Carlo e Expectimax com técnicas de raytracing.
Jogador Artificial, Brilhar, Bola 8, Jogo Estocástico, Jogo de Vídeo, Tempo-Real

Novembro 6, 2015, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar