Dissertação

iPad Apps in Teaching Programs for kids with Autism Spectrum Disorder EVALUATED

De dia para dia o uso de tecnologia como ferramenta de ensino tem vindo a aumentar. A apresentação de exercícios educacionais através de dispositivos electrónicos revela-se mais atractiva e mais cativante para o utilizador quando comparada com métodos tradicionais. O objectivo desta dissertação foi desenvolver uma aplicação móvel atraente que facilitasse a aprendizagem e aquisição de competências de leitura a crianças diagnosticadas com desordens do espectro autista. Para tal foi efectuado um estudo sobre o autismo e o impacto que tem nas crianças, assim como os métodos tradicionais de ensino utilizados com as mesmas. Também um estudo sobre a utilização da tecnologia como veículo de ensino foi efectuado, de forma a perceber quais os métodos e técnicas com mais sucesso numa aplicação deste foro. Depois de efectuada a pesquisa, e de concluirmos que a possibilidade de customização era um ponto-chave, foi então desenhada e arquitectada uma primeira versão desta aplicação. Esta aplicação foi depois testada e sujeita a várias evoluções com base em conselhos de uma profissional especializada em Educação Especial e Reabilitação. As últimas fases de implementação desta aplicação foram sujeitas a testes com um utilizador, diagnosticado com uma desordem do espectro autista, de forma a averiguar e aumentar a eficiência da mesma. Os resultados da avaliação realizada foram de encontro aos nossos objectivos uma vez que demonstram uma maior facilidade de aquisição de competências de leitura.
exercícios educacionais, dispositivos electrónicos, aplicações móveis, crianças, desordens do espectro autista

Junho 2, 2015, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar