Dissertação

Serious Game for Motion Disorders: Rehabilitation of Parkinson’s Disease Patients EVALUATED

Os jogos sérios têm um propósito inteiramente diferente que apenas entretenimento: eles são pensados para educar, fazer planos, ajudar no processo de tomada de decisões ou, como veremos nesta dissertação, permitir às pessoas idosas e doentes recuperar das suas doenças e incapacidades. O objetivo deste tipo de jogos é resolver problemas através de atividades divertidas e interativas. Estes devem ter um efeito benéfico nos jogadores, fazendo-os ter um progresso percetível durante todo o tratamento. A nossa intenção era desenvolver um jogo sério para a reabilitação de pacientes que sofrem da doença de Parkinson. Nesta dissertação exploramos o uso de jogos sérios e tecnologias que possam ajudar os pacientes, melhorando o seu estilo de vida, retardando ou reduzindo o uso de medicamentos, ainda que mantendo ou melhorando as suas funções motoras e cognitivas. Também descrevemos a doença de Parkinson e quais os tratamentos e terapias normais em comparação com a nossa solução. A nossa metodologia é baseada num jogo desenvolvido em Unity e usando o Kinect, onde os jogadores têm que realizar uma série de tarefas significativas (desafios). A intenção é causar os benefícios anteriormente referidos enquanto os pacientes são monitorizados pelos médicos e terapeutas, os quais controlam os parâmetros sobre os quais o jogo corre, adaptados e personalizados para cada paciente específico. Os objetivos principais foram alcançados, com satisfação provada e com excelentes comentários tanto dos pacientes como dos médicos e terapeutas.
videojogos, doença de Parkinson, deficiências motoras, jogos sérios, jogos para a saúda, jogos para os idosos

novembro 27, 2014, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar