Dissertação
Exploring Perspective in Virtual Tabletop Role-Playing Games EVALUATED
O domínio tradicional dos jogos de role-playing de mesa (TRPG) envolve predominantemente encontros presenciais. No entanto, o aparecimento dos Tabletops Virtuais (VTTs) introduz o mundo digital, revolucionando potencialmente a experiência dos TRPGs. Esta tese centra-se no aproveitamento do meio digital para diminuir o fosso entre o jogo de TRPG físico e digital, dando ênfase às dimensões imersivas: Ambiente, Comunidade e Personagem. A nossa investigação apresenta o nosso First-Person Virtual Tabletop, que inclui uma mudança de ponto de vista (POV) e uma mecânica de "Extra-Info" para reforçar as ligações entre o jogador e a personagem. Para avaliar estas inovações, realizámos testes de utilizador com 20 participantes durante uma sessão condensada de Dungeons & Dragons 5ª edição, concebida para realçar estes aspectos. O feedback foi obtido através do Immersive Experience Questionnaire (IEQ) e do Social Presence in Gaming Questionnaire (SPGQ), juntamente com entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a mudança de ponto de vista melhora a imersão nas três dimensões, com os jogadores a registarem consistentemente níveis elevados de imersão. Embora os dados quantitativos não confirmem a melhoria do role-play da mecânica "Extra-Info", o feedback qualitativo e o entusiasmo geral dos jogadores sugerem uma direção promissora para o desenvolvimento futuro, em especial no que diz respeito à jogabilidade e à história das personagens. Esta tese apresenta uma exploração da conceção de RPG VTT e do seu potencial para elevar as experiências imersivas, prometendo uma redefinição do panorama dos TRPG que funde na perfeição os pontos fortes dos mundos digital e físico.
novembro 20, 2023, 13:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado