Dissertação

Using Robots to make Computational Thinking Accessible to Children with Vision Impairments EVALUATED

Tal como aprender a ler e a escrever, o pensamento computacional está a tornar-se uma ferramenta importante na educação das crianças. As crianças com deficiências visuais ainda encontram muitas barreiras nas ferramentas que permitem a aprendizagem destas competências. Grande parte das ferramentas têm uma apresentação visualmente exigente. Abordagens anteriores já consideram a utilização de blocos tangíveis para programar, porém o resultado consiste em histórias áudio ou música. Para preencher esta lacuna, propomos um sistema totalmente tangível que cative as crianças para aprenderem pensamento computacional. Conduzimos entrevistas com professores para compreender os métodos e conceitos pelo os quais as crianças devem começar a aprendizagem. Com um grupo de referência de educadores identificámos as qualidades e falhas presentes nos ambientes de programação atuais. Num segundo estudo com crianças com deficiências visuais para testar um primeiro protótipo, seguimos uma metodologia Wizard-of-Oz. Por fim, conduzimos um estudo remoto com famílias com crianças com deficiências visuais nassuas casas. Com este trabalho contribuímos com um conjunto de qualidades que os ambientes de programação devem ter para serem inclusivos a crianças com diferentes habilidades visuais, e evidências que ferramentas tangíveis com robôs são um caminho a perseguir.
Pensamento computacional, Programação, Colaboração, Cegos, Acessibilidade

outubro 1, 2020, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Cristina de Oliveira Tomé Lopes Pires

Departamento de Informática - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Investigador