Dissertação

Cadeias de Valor Dinâmicas - Um caso Baseado em Comunidades EVALUATED

Os objectivos do projecto compreendem a aplicação do modelo Web2.0 à definição de produtos e entidades de valor acrescentado. Usualmente a definição de produtos ocorre num contexto em que a sua conceptualização apenas pressupõe o envolvimento de alguns fabricantes ou produtores, os quais normalmente dispõem de uma situação privilegiada ao nível do acesso ao conhecimento e aos suportes de concepção de produtos. Contudo, existe um vasto conjunto de produtores e técnicos que devido ao seu isolamento geográfico, social ou de negócio, têm uma possibilidade limitada de promover os seus produtos ou de contribuir para a sua concepção. Neste contexto, a participação dos clientes na definição dos produtos pode também ser uma mais valia. Desta forma, pretende-se neste projecto desenvolver um protótipo de suporte à criação e gestão de comunidades virtuais para a concepção de produtos. Estas comunidades devem poder colaborar na definição de um produto de forma dinâmica, numa perspectiva em que se considera que o produto está em constante evolução, como resultado das contínuas interacções entre os diferentes intervenientes, incluindo os clientes. Como resultado do trabalho foi criada uma plataforma em colaboração com a empresa Identity que permite criar propostas de valor sob a forma de produtos. Estes produtos assentam sobre cadeias de valor que através de mecanismos apropriados as tornam dinâmicas. Também existem mecanismos com o objectivo de incentivar melhoramentos nos produtos, promovendo a alterações nos produtos.
Redes de negócio, Cauda longa, Valor, Cadeias de valor, Reputação, Modelos infra-estruturais sociais

Novembro 7, 2013, 18:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Manuel Carlos Severiano Varela dos Santos

Identity, Everywhere Identity

Especialista

ORIENTADOR

António Manuel Ferreira Rito da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado