Dissertação
E-lumination - Lighting 3D Scenes Using Examples EVALUATED
Iluminação tem um papel muito mais importante do que simplesmente criar visibilidade. Em cinema, teatro e videojogos, espera-se que uma boa iluminação crie imagens com conteúdo emocional, atmosfera, ambiente, capture a atenção e crie profundidade numa imagem bi-dimensional. Design de iluminação é o processo de encontrar parâmetros para as luzes: posições, direções, cores e intensidades até chegar às propriedades desejadas para uma cena. O método tradicional de design de iluminação de uma cena é iterativo, e requer tentativa e erro até o objectivo desejado ser alcançado. Esse método é repetitivo e aborrecido, requerindo perícia técnica e artística. Design inverso de iluminação tenta fornecer aos designers métodos semi-automatizados e ferramentas de uso simples, para configurar a iluminação de cenas, minimizando o tempo e perícia necessários. Este trabalho explora iluminação por exemplo. Mais concretamente, a possibilidade de usar videos e imagens como exemplos para iluminar cenas 3D. O objectivo principal do sistema proposto é emular nas cenas virtuais o mesmo ambiente presente nos videos curtos ou imagens usadas como input. Foram efectuados testes com utilizadores, classificando o ambiente das imagens usadas como input do sistema e das cenas 3D iluminadas automaticamente. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apresentando algumas classificações similares.
novembro 8, 2013, 13:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar