Dissertação

E-lumination - Lighting 3D Scenes Using Examples EVALUATED

Iluminação tem um papel muito mais importante do que simplesmente criar visibilidade. Em cinema, teatro e videojogos, espera-se que uma boa iluminação crie imagens com conteúdo emocional, atmosfera, ambiente, capture a atenção e crie profundidade numa imagem bi-dimensional. Design de iluminação é o processo de encontrar parâmetros para as luzes: posições, direções, cores e intensidades até chegar às propriedades desejadas para uma cena. O método tradicional de design de iluminação de uma cena é iterativo, e requer tentativa e erro até o objectivo desejado ser alcançado. Esse método é repetitivo e aborrecido, requerindo perícia técnica e artística. Design inverso de iluminação tenta fornecer aos designers métodos semi-automatizados e ferramentas de uso simples, para configurar a iluminação de cenas, minimizando o tempo e perícia necessários. Este trabalho explora iluminação por exemplo. Mais concretamente, a possibilidade de usar videos e imagens como exemplos para iluminar cenas 3D. O objectivo principal do sistema proposto é emular nas cenas virtuais o mesmo ambiente presente nos videos curtos ou imagens usadas como input. Foram efectuados testes com utilizadores, classificando o ambiente das imagens usadas como input do sistema e das cenas 3D iluminadas automaticamente. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apresentando algumas classificações similares.
design de iluminação, iluminação inversa, iluminação por exemplo, iluminação automática, processamento de imagem

novembro 8, 2013, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar