Dissertação

Kinect Gestural Interaction for a Collaboration Game EVALUATED

Muitas diferentes tecnologias usadas para jogos, como o Microsoft Kinect e a Nintendo Wii Remote, têm sido notáveis para o crescimento de jogos gestuais. Mesmo assim, a competição entre os jogadores parece estar integrado na maioria dos jogos de vídeo na indústria de video jogos. No entanto, características de colaboração podem conduzir a novas experiências de jogo que pode interessar a alguns jogadores. Esta tese discute algumas interacções gestuais distintas usando o Kinect, e relaciona-as com a possibilidade de elas próprias poderem melhorar a colaboração entre os jogadores. Os controles escolhidos para cada interacção são simples e foram testados em um jogo de colaboração casual chamado Geometry Friends. Dos diferentes controles, quatro diferentes tipos de interacção foram escolhidos para serem testados: interacção com as mãos, interacção com o corpo todo, interacção com objectos e uma interacção colaborativa. Além disso, uma interacção de controle de movimento usando a Wii foi devidamente comparada relacionadamente a vários aspectos diferentes. Gestos naturais, a sensação de colaboração, reconhecimento dos gestos, a exaustão dos gestos e problemas de espaço são alguns dos aspectos que foram comparados entre todas as interacções testadas. Os testes revelaram que o Geometry Friends pode alcançar um verdadeiro sentimento de colaboração, e este sentimento varia de acordo com uma mudança de interacção, mas no entanto não foi encontrada nenhuma relação directa entre factores naturais/jogabilidade e o sentido de colaboração dos jogadores.
Kinect, Nintendo Wii, Geometry Friends, Colaboração, Interação Gestual, Rconhecimento Gestual

Novembro 6, 2013, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar