Dissertação

Adding User Modelling to a Serious Game The Methodology behind "My Dream Theatre" EVALUATED

Ao longo dos séculos, devido a alterações na sociedade e na economia, a educação tem evoluido, originando requisitos mais exigentes em termos de competências. Na última decada, gamificação e desenho centrado em incentivos têm sido temas bastante abordados em relação à industria de jogos e de aplicações. Mais recentemente, estas técnicas começaram a ser aplicadas na medicina para ajudar no treino de procedimentos médicos, administração de medicação, avaliações psicológicas e aconselhamento. No mesmo contexto, o projecto SIREN procura melhorar a capacidade de resolução de conflito das crianças, dando-lhes melhores ferramentas para lidar com situações de conflito. Isto é conseguido ao dar-lhes um ambiente seguro para aprenderem sobre conflito. O objectivo desta tese é o de melhorar um jogo do projecto SIREN, o ``My Dream Theatre'', tornando-o num Sistema Tutor Inteligente. Isto é conseguido com recurso a técnicas de gamificação, para amplificar a motivação dos alunos, e geração procedural de conteúdo para criar uma experiência personalizada que se adapte ao aluno enquanto o jogo está a correr, com o objectivo de melhorar a aprendizagem. A metodologia aplicada no ``My Dream Theatre'' de forma a torná-lo num Sistema Tutor Inteligente e os resultados e conclusões retirados durante este processo, são descritos neste documento.
gamificação, pcg, SIREN, jogos sérios

Novembro 11, 2013, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar