Dissertação

3-D Sound Enhanced Presence in Virtual Environments EVALUATED

Os Ambientes Virtuais têm sido vastamente usados para melhorar a comunicação entre pessoas distantes. Quando se desenvolve um Ambiente Virtual, preocupa-se maioritariamente com um sistema de alta definição de imagens para tentar aumentar a presença. Sabe-se que o som pode reduzir a poluição visual e melhorar a atenção a objetos fora do campo visual. Impressionantemente, estes saberes são normalmente esquecidos, e o sistema sonoro acaba por apenas reproduzir alguns sons em 2 dimensões. De forma a encorajarmos o uso de um sistema de som 3-D quando se desenvolvem Ambientes Virtuais Imersivos, efetuámos 3 experiências diferentes. O nosso foco foi o benefício que o som 3-D pode trazer a um Ambiente Virtual, de forma a melhorar a navegação e aumentar a sensação de presença. Também avaliámos quais as diferenças na perceção áudio-espacial, quando o utilizador vê os amplificadores ou quando não os vê. O sistema de som 3-D que usámos, provou que era essencial não só para aumentar a sensação de presença (experiência 1) como também para melhorar a navegação e a orientação (experiência 2). Na terceira experiência provámos que um método simples e barato (esconder os amplificadores do campo visual do utilizador) pode de facto melhorar a perceção áudio-espacial. Pode também aumentar a confiança e diminuir a percentagem de erro quando um utilizador "julga" de onde vem a fonte sonora.
Som 3-D, Sonificação, Ambientes Virtuais, Presença, Efeito de Ventríloquo

Junho 4, 2013, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Pedro Filipe Faria Campos

Madeira Interactive Technologies Institute - Polo Científico e Tecnológico da Madeira

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Joaquim Armando Pires Jorge

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático