Dissertação

Ecofarm - a Persuasive Game EVALUATED

Tem havido um interesse crescente em Jogos Sérios, mais especificamente na maneira de como conseguem combinar seriedade com entertenimento, e um interesse em como certos videojogos usam técnicas de persuasão para mudar a perspectiva dos jogadores ou promover discussão sobre assuntos sérios. O objectivo desta dissertação é desenvolver um videojogo com o propósito de aumentar a consciência dos jogadores sobre a conciliação de agricultura com biodiversidade na região de Castro Verde e motivar os jogadores a saber mais sobre as actividade e economia de agricultura. Para alcançar este objectivo, investigou-se as características e estratégias de desenho de Jogos Sérios e investigou-se como se pode implementar técnicas e estratégias de persuasão em videojogos de forma a criar jogabilidade persuasiva, ao mesmo tempo que entretém. Além disso, investigou-se exemplosde videojogos que implementassem tais técnicas e analisou-se como foram conseguidas. Com isso, criou-se uma abordagem de como traduzir contexto do mundo real em elementos de jogabilidade persuasivos, de forma a que os jogadores fossem consiencializados para os problemas de agricultura e biodiversidade de Castro Verde. Fizeram-se testes para averiguar a efic´acia da jogabilidade persuasiva. Os resultados da avaliação final foram consistentes com o nosso objectivo, que afirma que implementar técnicas e estratégias de persuasão no nosso videojogo persuade os jogadores a ficarem conscientes dos problemas de Castro Verde.
Jogos Sérios, Jogos Persuasivos, Agricultura, Biodiversidade

Junho 6, 2013, 0:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar