Dissertação

Micromanagement in Real Time Strategy Games: A Squad - Based Approach EVALUATED

Presentemente, os jogos de vídeo atingiriam fronteiras sem precendentes a nível de qualidade, realismo, imersão e jogabilidade. Factor decisivo para esta conjectura foi a implementação de comportamento inteligente em personagens não jogáveis, com o objectivo de providenciar jogadores com maior desafios. O nosso objectivo é aplicar técnicas de comportamento inteligente de esquadrão para maximizar a eficiência da micro-gestão de jogos de Estratégia em Tempo Real. Depois de descrever micro-gestão usando StarCraft como referência, analisámos jogadores artificiais dedicados a micro-gestão da competição de StarCraft da AIIDE 2010 com a ajuda de um veterano do jogo, para identificar possíveis falhas. Procedemos à investigação de técnicas focadas em Inteligência Artificial de esquadrão não só de Jogos de Estratégia, mas de outros géneros presente no mercado, com o objectivo de resolver os problemas encontrados e compilá-las numa arquitectura de jogador artificial, para depois competir contra jogadores humanos e outras implementações dedicadas a micro-gestão. A arquitectura proposta provou ser desafiante contra jogadores humanos veteranos e casuais do género, e teve um desempenho sólido contra o melhor jogador artificial seleccionado.
Estratégia em Tempo Real, Inteligência Artificial, StarCraft, Esquadrão, Jogador Artificial

Novembro 16, 2012, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar