Dissertação

Marketing em Tempo Real para o Sector da Banca: Metodologia para Gestão de Campanhas em Tempo Real EVALUATED

Face ao actual ambiente de competitividade, a importância do marketing para o sucesso do negócio tem vindo a aumentar em todos sectores. A rápida e constante evolução tecnológica trás novos desafios ao marketing, uma vez que, os consumidores têm hoje acesso à informação numa escala mundial tornando-se mais conhecedores e exigentes. Estes desafios são ainda maiores no sector financeiro devido ao clima de desconfiança que reina sobre as instituições financeiras no actual contexto económico. Para sobreviver e crescer nesta crise financeira, é fundamental que essas instituições realizem campanhas de marketing mais focadas, de modo a promover os seus produtos para segmentos apropriados, no tempo e no local certos. No decorrer dos últimos tempos, o paradigma de Marketing em Tempo Real tem-se tornado cada vez mais popular como um mecanismo do marketing para gerar e disponibilizar informações relevantes e actualizadas em tempo útil, de modo a permitir às organizações responder proactivamente às necessidades e exigências dos consumidores. Esta dissertação apresenta uma metodologia baseada neste conceito, pretendendo melhorar a qualidade do serviço de marketing no sector bancário. A metodologia proposta baseia-se na integração de quatro blocos interligados: Fonte de Dados; Módulo de Configuração; Motor de Regras de Marketing; e Módulo de Visualização de Indicadores e Gestão Alarmística. Com o encadeamento destes blocos, é esperado gerar um fluxo contínuo de informação de marketing em tempo real. A metodologia foi aplicada a dois cenários de negócios simulados com dados reais de um banco português.
Marketing em Tempo Real, Apoio ao Processo de Decisão, Indicadores Chave de Desempenho, Motor de Regras, Gestão Alarmística, Previsão Comportamental.

Junho 8, 2012, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gabriel César Ferreira Pestana

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar