Dissertação

Biologically Inspired Agent Simulation EVALUATED

Propõe-se um circuito neuronal gerador de sinais caóticos, para ser utilizado em agentes construídos com redes neuronais, cujo propósito é gerar um sinal que influencia o seu comportamento; actuando como fonte biologicamente inspirada de comportamentos aleatórios. Propõe-se também uma framework, acompanhada de uma gramática para descrever redes neuronais, apresentada por exemplos; criada para acelerar o desenvolvimento de agentes autónomos seguindo a abordagem das redes neuronais. Um simulador modular e flexível, implementando a nova framework, foi desenvolvido, não apenas para servir os propósitos das experiências levadas a cabo no âmbito do projecto, mas também para vir a servir para outros projectos, desde que relacionados com a simulação de agentes construídos com redes neuronais. Implementou-se um agente inteligente móvel, baseado no agente insecto descrito por Randall Beer, utilizando os mecanismos apresentados; e conectou-se os circuitos responsáveis por fazer o agente deslocar-se ao gerador de sinal caótico, por forma a gerar padrões de movimentação biologicamente mais plausíveis. O numero de passos para chegar à única saída de cada um de três mapas foi anotado para uma gama de valores de inicialização do gerador de caos. O agente descrito por Randall Beer difere da maioria dos agentes moveis tradicionais por não fazer representações do mundo nem planear acções futuras. O seu comportamento emerge directamente da sua interacção com o meio ambiente. Também se procura mostrar os benefícios da abordagem tomada em relativamente à abordagem tradicional da Inteligência Artificial.
simulação, gerador de caos, bio-inspirado, redes neuronais

Novembro 4, 2011, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Andreas Miroslaus Wichert

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar