Dissertação

Conceptual Model for Creating and Managing Emergent Narrative Experiences in Educational Environments EVALUATED

Tradicionalmente, o objetivo que motiva uma narrativa digital é a geração de histórias dramáticas, com significado, e com objetivos de aprendizagem onde a necessidade de drama é complementada pela obrigação de atingir determinados resultados de aprendizagem. Esta dissertação apresenta um Modelo Conceptual que foca na criação e gestão de experiências em narrativas emergentes no contexto de ambientes educacionais. Este modelo suporta a criação dinâmica de histórias baseadas em objetivos pedagógicos. O processo de criação de histórias é constituído pela adoção de uma estrutura de narrativa que consiste numa estrutura hierárquica de elementos de história denominados, Narrative Building Blocks. O uso desta abordagem torna possível a geração de histórias interativas educacionais e personalizadas que podem ser inseridas num plano de estudos como complemento de outros métodos mais tradicionais. A coerência da história é garantida pelo Modelo Conceptual através do uso de regras pedagógicas definidas por especialistas que são associadas aos Narrative Building Blocks. É igualmente possível através da monitorização da experiência do utilizados e baseado nessas regras gerir o desenrolar da narrativa tendo em conta os objetivos de aprendizagem, expondo o jogador a determinadas situações que estão relacionadas com a aprendizagem de competências específicas. Este objetivo é conseguido através da introdução de um inovador protocolo de mediação de narrativa denominado Collaborative Negotiated Deliberation. Aparte de Modelo Conceptual ter sido testado usando os exemplos tradicionais de narrativa digital, nomeadamente histórias para crianças, este foi igualmente testado no contexto num um caso de estudo real tirado do projeto TARGET .
Narrativa Emergente, Histórias Interactivas, Criação Dinamica de Histórias, Jogos Sérios

outubro 18, 2011, 9:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Claudia Ribeiro

INESC-ID

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado