Dissertação

Analysis of Business Process Models based on Business-Action Theory and DEMO EVALUATED

Frequentemente, as organizações têm de lidar com o facto de que a existência de diversos backgrounds, conhecimentos e técnicas, revela-se um obstáculo a representação consensual de modelos de processos negócio. De facto, o desenvolvimento de representações destes modelos que incorporem correctamente padrões universais de comunicação humanos ainda é algo difícil de alcançar, visto que, existem poucos métodos e ferramentas desenvolvidos para este efeito. A escolha de representações de modelos de processos de negócio pode não ser consensual no que diz respeito ao uso de ferramentas e técnicas de modelação para expressar fluxos e actividades de negócio, mas pode ser consensual quando se reconhece que os seres humanos reproduzem sempre os mesmos padrões de comportamento quando solicitam e fornecem serviços e produtos. Tal abre caminho para a introdução de uma plataforma de entendimento entre as partes interessadas na representação de um modelo, já que, a pergunta que se coloca não é como desenhar o modelo, mas sim, o que desenhar no modelo. Esta plataforma de entendimento pode ser alcançada por via da Ontologia Empresarial.
Enterprise Ontology, Contract, Contract Template, Responsibility, Business Process, Circular Modelling Method.

Maio 24, 2011, 8:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Artur Miguel Pereira Alves Caetano

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar