Dissertação

Combining Rasterization and Ray Tracing Techniques to Approximate Global Illumination in Real-Time EVALUATED

A recente evolução em termos do hardware de processamento tornou possível a utilização de efeitos de iluminação global em tempo real. Nomeadamente, diversos algoritmos clássicos de iluminação global foram recentemente adaptados de forma a serem processados no GPU assim como o algoritmo de ray tracing que também foi extensivamente estudado de forma a ser processável em tempo real no CPU. Apesar de nenhuma destas técnicas oferecer uma solução completa para a simulação realista de iluminação, cada uma delas oferece um contributo importante para atingir este objectivo. Baseada nesta ideia, esta dissertação apresenta um motor de geração de gráficos que combina a rasteriação gerada no GPU e técnicas de ray tracing processadas no CPU com o objectivo de aproximar iluminação global em tempo real. Este motor simula iluminação directa através da utilização de modelos de iluminação locais e simula também iluminação diffusa indirecta através da implementação da técnica light propagation volumes e de uma nova técnica que é apresentada nesta tese que simula a iluminação causada pelo céu. Esta iluminação é posteriormente complementada por reflecções e refracções geradas por um ray tracer híbrido que combina o poder de processamento do CPU e do GPU para gerar estes efeitos de forma eficiente e para os integrar com o resto da iluminação.
illuminação global, ray tracing, iluminação atmosférica, tempo real

Novembro 11, 2010, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar