Dissertação
Location-based Targeting and Ranking for Online Advertising EVALUATED
A publicidade contextualizada é tradicionalmente vista como um problema de Recuperação de Informação, cujo o objectivo é retornar os anúncios mais relevantes para uma dada página Web. Uma especialização deste problema é a publicidade geo-referênciada, que determina quais os melhores anúncios com base na região geográfica em que o anunciante opera. Actualmente, a abordagem de publicidade geo-referênciada mais comum determina a localização do utilizador com base no endereço IP, e verifica quais os anunciantes que operam nesse local. No entanto, existem muitas situações em seria mais interessante exibir publicidade de anunciantes que operam nas áreas geográficas mencionadas nas páginas. Nesse sentido, este trabalho propõe a utilização de técnicas de recuperação de informação geográfica no problema da publicidade geo-referênciada. Especificamente, a proposta apresentada consiste numa sequência de tarefas que envolve (i) determinar o âmbito geográfico de páginas Web, (ii) classificar páginas Web de acordo com o seu interesse geográfico, e (iii) determinar quais os anúncios mais relevantes para uma dada página, tendo em consideração o seu conteúdo temático e contexto geográfico. São apresentados resultados experimentais que demonstram a eficácia dos métodos propostos para cada uma das tarefas descritas. Como principal conclusão, demonstra-se que o problema da publicidade geo-referênciada pode ser abortado através de uma decomposição em 3 tarefas, tendo-se que cada uma pode ser independentemente estudada e optimizada. Técnicas de recuperação de informação geográfica, quando aplicadas a cada uma das 3 tarefas consideradas, podem efectivamente ser usadas no desenvolvimento de sistemas de publicidade contextualizada mais eficazes.
novembro 17, 2009, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Bruno Emanuel Da Graça Martins
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar