Dissertação

Serviço de Informação Pessoal para a Mobilidade EVALUATED

O crescimento da população das grandes cidades tem trazido consigo um significante aumento dos problemas de mobilidade dos seus cidadãos. O uso dos transportes individuais contribui para o agravamento dos engarrafamentos e dos problemas ambientais a estes meios associados, tornando-se cada vez mais insustentável como forma de transporte devido aos contínuos aumentos dos preços dos combustíveis. Configura-se assim um cenário para um forte crescimento do número de passageiros de transportes públicos, consequentemente provocando o alargamento e interligação das redes de transportes públicos. Uma sociedade de informação moderna habituada a facilmente aceder a informação que procura, exige mecanismos de conhecimento das cada vez mais complexas redes de transportes públicos que virá a adoptar como meio preferencial de locomoção. O ambiente multi-operador destas redes de transportes levanta a questão da estruturação heterogénea das fontes de dados que alimentam os sistemas de informação de cada uma destas organizações, não sendo directa a sua exposição para serviços externos de informação para a mobilidade. Neste trabalho é sugerida uma solução para a problemática da integração de fontes de dados heterogéneas, num ambiente de transportes públicos multi-operador. São usadas como base os recentes avanços na interligação de soluções relacionais expostas sobre a forma de metadados, onde é tida em conta a semântica de cada operador a ser mapeado para uma ontologia comum de transportes públicos.
Informação ao passageiro, Transportes públicos urbanos, Sistemas de informação em tempo real, Standards de troca de informação de transportes, Integração Semântica de Fontes de Dados Heterogéneas, Painel público de informação aos passageiros

Novembro 12, 2009, 12:0

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Orientação

ORIENTADOR

Alberto Manuel Ramos da Cunha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar