Dissertação

EcoLogic: Educational Digital Game for Teaching Domestic Ecology Educational Digital Game for Teaching Domestic Ecology EVALUATED

O mundo e o ambiente estão a sofrer alterações que resultam num grande impacto no modo de vida da sociedade actual. As gerações futuras, que irão sofrer as consequências destas mudanças, devem ser ensinadas acerca do que podem fazer para prevenir desastres futuros. Os computadores e os jogos conquistaram o seu espaço em muitos lares e os miúdos passam horas a jogar jogos de computador. Este trabalho propõe um modelo de um jogo educativo para crianças sobre comportamento ecológico. Este modelo é baseado em estudos sobre teorias de aprendizagem, em boas práticas de criação de jogos educativos e na análise de vários jogos educativos. O resultado deste estudo é um conjunto de guidelines para a criação de jogos educativos para crianças. Através da aplicação destas guidelines e da sua junção com pesquisa sobre quais os temas da ecologia que devem ser ensinados e como, resulta um modelo conceptual de um jogo educativo para ensinar comportamento ecológico a crianças. Para além disso criámos o EcoLogic, um jogo que aplica esse modelo, e uma framework para o desenvolvimento deste tipo de jogos. As conclusões mostram que muitos jogos educativos poderiam ser melhorados através da aplicação das guidelines definidas neste trabalho e que estas são um bom ponto de partida para a criação de jogos educativos, permitindo criar uma grande variedade de jogos educativos. Para além disso mostram que o modelo é fácil de ser utilizado, apresenta uma visão clara do jogo e está adaptado ao propósito educativo.
Ecologia, Aprendizagem, Jogos Educativos, Guidelines.

Outubro 31, 2008, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar