Dissertação

iCat e o Jogo das Letras: Believability in HRI using Gaze Model Believability in HRI using Gaze Model EVALUATED

Quando interagem com um robot ou uma personagem sintética, os humanos criam expectativas similares às que teriam com um humano. Um robot que consiga preencher essas expectativas, torna a interacção mais familiar e agradável. ?Gaze? é uma forma comunicativa não verbal, tendo um papel preponderante nas interacções entre humanos. Está relacionado com o olhar e expressão da zona envolvente aos olhos, podendo ter várias funções na interacção humano-robot. Com o modelo a implementar pretende-se perceber se conseguimos aumentar a agradabilidade e familiaridade da interacção robot-humano. Esta tese propõe uma solução de um modelo de ?Gaze? tendo em conta aspectos do modelo de visão humano. Para conseguirmos medir a agradabilidade e familiaridade na interacção, realizámos uma experiência, envolvendo 5 cubos coloridos com letras, um robot e 12 participantes. Cada participante interagia com os três modelos de ?Gaze?. No final cada participante respondia a um questionário. Após terem participado na experiência 12 participantes, os resultados dos questionários foram reunidos e analisados através de métodos de análise conhecidos como o ?Wilcoxon?. As principais conclusões relativamente aos resultados obtidos da experiência apontam para uma maior facilidade de compreensão/interacção com o robot aquando do uso do modelo construído. Adicionalmente, os resultados também apontam para uma maior agradabilidade na interacção quando existe movimento de ?Gaze?, independentemente de ser o nosso modelo ou o aleatório.
?Gaze?, Modelo Humano, Interacção Humano-Robot, Visão, Funções Comunicativas

Outubro 13, 2008, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar