Dissertação

Development of an automated assessment tool EVALUATED

Os cursos de Ciência da Computação contam com avaliações de projetos de programação para definir uma parte significativa da nota dos alunos. Uma vez que não há consenso sobre uma ferramenta a ser utilizada no Instituto Superior Técnico (IST) e a maioria delas não atende às especificidades necessárias dos cursos, muitos professores criaram as suas próprias ferramentas de avaliação automática ou adaptaram existentes para avaliar as soluções implementadas pelos alunos. Neste trabalho, em primeira instância, realizamos um estudo comparativo que incluiu ferramentas desenvolvidas para concursos de programação (como o Mooshak) e para o ambiente académico (como o Repl.it e o Autolab), caracterizamo-las do ponto de vista dos professores e dos alunos, e apresentamos alguns aspectos de alto nível. Em seguida, realizamos um estudo com alunos e entrevistas semiestruturadas com professores do departamento de engenharia informática para compreender e reunir todas as suas necessidades. Após analisar toda a informação, propomos o Reliable Automated Testing and Evaluation System (RATES): uma nova ferramenta na qual os professores criam e gerem projetos para os cursos que lecionam, e os alunos submetem as suas soluções. O RATES oferece mais e melhores vantagens em relação a trabalhos anteriores e é uma ferramenta confiável, escalável e segura para avaliar as submissões num ambiente isolado e altamente configurado pelos professores. Por fim, também fornece aos alunos feedback personalizado sobre as suas soluções após a avaliação.
Ferramentas de Avaliação Automática, Projetos de Programação, Configuração da Avaliação, Feedback Personalizado

novembro 24, 2023, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Tiago Gonçalves Monteiro

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

João Carlos Serrenho Dias Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar