Dissertação
GameCourse-Adaptive UI EVALUATED
A gamificação, definida como "o uso de elementos de jogo em contextos alternativos", tem ganhado popularidade em múltiplos âmbitos, especialmente na educação. Tem sido benéfica para os alunos para melhorar a sua experiência como utilizadores, em termos de motivação e desempenho. No entanto, cada utilizador é diferente, pelo que existe a necessidade de escapar da abordagem "solução única para todos" e proporcionar uma experiência adaptada a cada um. Além disso, decidir quais elementos de jogo utilizar e como apresentá-los é crucial para que a gamificação seja eficaz. O Game-Course é um sistema de gamificação utilizado no contexto do curso de Produção de Conteúdo Multimédia (PCM), instruído no Instituto Superior Técnico. O sistema atual conta com funcionalidades de adaptação usadas para melhorar a experiência dos utilizadores, dependendo do perfil de cada estudante. O objetivo desta tese é explorar novas formas de adaptação a diferentes perfis de jogadores, bem como atualizar a interface do GameCourse, garantindo o suporte tanto para funcionalidades atuais quanto futuras. Para alcançar este objetivo, criámos diferentes versões dos elementos de jogo e definimos como seriam visualizados de forma distinta consoante o tipo de perfil do estudante. Além disso, a criação de um novo Sistema de Notificação foi integrada para melhorar o nível da experiência personalizada, enviando mensagens individuais aos estudantes com base nas suas ações no sistema. A partir dos resultados obtidos, concluímos que fomos bem-sucedidos na maioria dos novos elementos do jogo para a adaptação, bem como nas restantes modificações na interface do utilizador.
novembro 21, 2023, 10:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado