Dissertação

Tutorial Adaptation based on Working Memory EVALUATED

Com a popularidade e a complexidade dos videojogos crescendo ao longo dos anos, certos problemas começam a surgir – com mecânicas complexas, surge a necessidade de bons tutoriais e maneiras adequadas de transmitir a informação que o jogador precisa da maneira mais ideal e concisa possível. Acreditamos que a chave para resolver este problema esteja na sua ligação à nossa memória, a parte mais integral na recolha de novos conhecimentos. Para chegarmos a uma solução, importamos conceitos da psicologia cognitiva e testamos duas abordagens em participantes com diferentes capacidades de Memória de Trabalho. Testaremos dois cenários opostos, onde aplicamos diferentes tipos de experiências de aprendizagem em um Tactical Role-playing Game: (1) inspirado no Efeito Geração para desenhar um tutorial baseado na exploração e em informações limitadas, onde o jogador deve buscar respostas e adquirir conhecimento por conta própria e (2) um tutorial didático, onde o jogo ensina detalhadamente as mecânicas do jogo ao jogador, e como enfrentar o cenário que tem à sua frente. Ao medir os níveis de Memória de Trabalho através de um teste, dividindo os nossos participantes nos diferentes tutoriais, pretendemos avaliar a sua retenção de informação no seu respetivo cenário, bem como o seu posterior desempenho nos níveis seguintes do jogo. Desta forma, podemos tirar possíveis conclusões sobre qual abordagem tutorial é melhor adaptada para levar em consideração diferentes níveis de aprendizagem, ou se certas metodologias funcionam melhor para um tipo específico de jogador.
Memória de trabalho, Memória a longo prazo, Efeito geração, Desenvolvimento de videojogos, NASA TLX

novembro 16, 2023, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Marta Barley de La Cueva Couto

INESC-ID

Investigadora

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado