Dissertação

Co-creativity in Videogame Puzzle Creation EVALUATED

Este trabalho propõem uma solução para melhorar a cooperação entre humanos e computadores, como colegas, na criação de puzzles para níveis de jogos de computador. Com esta interação esperamos dar ao designer uma fonte de estímulo de criatividade, para atingir resultados, no geral mais criativos, que aqueles que o designer obteria se estivesse a trabalhar sozinho. A solução proposta consiste numa ferramenta de co-criatividade na criação de puzzles, através do trabalho conjunto entre humanos e computador na criação de conteúdo, usando o editor de níveis do Legend of Grimrock 2 e explorando o paradigma do parceiro digital. A interface da ferramenta pode ser usada pelo designer para prever as sugestões geradas e orientar o seu comportamento. As sugestões são geradas e iterativamente evoluídas por três algoritmos genéticos e que pode ser guiada pelo designer em três domínios: objetivo, inovação e orientado ao mapa do utilizador; que são combinados num quarto algoritmo que reavalia as melhores sugestões dos algoritmos anteriores, outra vez nos mesmo três domínios com diferentes pesos de acordo com as configurações do utilizador e escolhe a melhor sugestão, no geral, para apresentar ao utilizador. Os resultados obtidos mostraram uma influencia positiva na criação de puzzles. Melhorias apontadas incluem melhor suporte de padrões específicos de interação dos utilizadores, melhorias no comportamento dos algoritmos e integração com ferramentas já existentes. Concluímos que com uma interface intuitiva, comportamento flexível e ajustável, conseguimos criar uma contribuição positiva para a qualidade do processo de co-criação de puzzles.
Desenho de níveis, co-creatividade computacional, geração procedimental de conteúdo, algoritmos genéticos, criação de puzzles

Junho 7, 2018, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar