Dissertação
A Virtual Assistant for Web Dashboards Analytics Bot EVALUATED
Esta tese relata a pesquisa e implementação de uma Interface de Língua Natural para Base de Dados sobre Rollover Opportunities, responsável por responder a perguntas no Banco BNP Paribas, através de pedidos a uma base de dados. Estudamos várias Interfaces de Língua Natural para Base de Dados e outros sistemas de Processamento de Língua Natural, tendo em consideração o projecto e as limitações do problema sobre o qual esta tese se debruça. Seguidamente, iremos descrever a arquitectura para a implementação. O ambiente no qual as questões são inquiridas, o reconhecimento de entidades mencionadas, o processamento das questões do utilizador, e as duas abordagens também são descritas. Implementámos uma gramática semântica, que constitui o sys1. Uma abordagem com a ferramenta SEMPRE e o seu mecanismo de aprendizagem constitui o sys2. Ambas as implementações são detalhadas, tal como os aspectos que necessitaram de atenção especial, como a utilização de expressões temporais na pergunta do utilizador. Os nossos resultados demonstram que conhecimento do domínio é crucial numa implementação baseada em regras, pois a mesma não é flexível. Também observámos que a nossa implementação com aprendizagem, sys2 obtém melhores resultados do que sys1.
novembro 6, 2018, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar