Dissertação
Gamification for Hand Hygiene Compliance EVALUATED
As infeções hospitalares são um dos maiores problemas de saúde no mundo levando a taxas elevadas de morbidade e mortalidade. Estas infeções podem ser reduzidas se os profissionais de saúde cumprirem o simples ato de higienizar as mãos nos momentos correto. Infelizmente, devido a fatores como o esquecimento, estes mesmos profissionais continuam a ter baixos níveis de cumprimento das diretrizes para a higienização das mãos. O método mais usado para medir estes níveis, observação direta, é dispendioso tanto em termos de tempo como de dinheiro. Propomos, por isso, uma solução com base em gamificação capaz de dar feedback sobre o cumprimento dos momentos de higienização ao mesmo tempo que motiva os profissionais a melhorar o seu comportamento. Uma solução deste género requer muitos componentes diferentes a trabalhar em conjunto o que levanta inúmeros desafios. Para minimizar o impacto destes desafios esta tese propõe um modelo de passos a seguir. A camada base do modelo corresponde `a tecnologia de localização indoor para a qual analisámos e comparámos várias alternativas. Por cima dessa camada, temos um Sistema de monitorização¸ automática que monitoriza os níveis de higienização das mãos, níveis esses que são apresentados usando gamificação. Para a camada de gamificação, usamos a solução proposta pelo projeto OSYRISH. A interface desta solução (camada superior do modelo proposto) foi avaliada usando testes com utilizadores, e embora precise de ser mais desenvolvida os resultados dos testes foram aceitáveis.
novembro 12, 2018, 10:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado
ORIENTADOR
Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL)
Investigador Auxiliar Convidado