Dissertação

Alignment of Player and Non-Player Character Assertiveness Levels EVALUATED

O desenvolvimento de videojogos é um dos setores com crescimento mais rápido, e um dos fatores principais para um jogo bem sucedido é apelar a um vasto público alvo. Alguma investigação recente, no campo de videojogos, propõe adaptar jogos ao perfil do jogador, o que tem o potencial de alargar o público alvo de um jogo. Um elemento de jogos que, quando presente, tem grande potencial para influenciar a experiência do jogador são NPCs companheiros. Este projeto baseia-se numa descoberta da Media Equation, que a lei da semelhança-atração se aplica entre pessoas e computadores, e aplica a descoberta a NPCs. Propômos adaptar NPCs companheiros ao perfil do jogador, especificamente, alinhar o nível de assertividade do NPC com o do jogador. Desenvolvemos um jogo puzzle platformer 2D com um companheiro NPC. Desenvolvemos também duas versões de comportamento para o NPC, uma para cada extremo de assertividade. Apresentamos também uma metodologia que consiste em aplicar resultados da Media Equation a videojogos. Conduzimos um estudo 2x2, entre-sujeitos (n=48), em que participantes Assertivos e Não-Assertivos foram aleatoriamente emparelhados com um dos NPCs. Os participantes reconheceram o tipo de personalidade do NPC, classificando o NPC dotado de características assertivas como significativamente mais assertivo. Os jogadores Não-Assertivos relataram níveis de Tensão significativamente superiores quando emparelhados com o NPC Assertivo. Contudo, a análise dos resultados baseados no alinhamento dos níveis de assertividade não revelou nenhuma diferença significativa nem no nível de satisfação da experiencia do jogador nem no nível de afinidade do jogador perante ao NPC.
Video Jogos, Adaptação de Jogos, Non-Player Character, Media Equation, Assertividade

Novembro 9, 2018, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar