Dissertação

Learning language skills based on implicit, explicit and active learning EVALUATED

Neste trabalho, apresentamos um sistema que explora a ideia de usar o feedback fornecido pelo utilizador para ajudar no processo de aprendizagem. Focamo-nos na tarefa de aprender uma característica da língua, usando os processos de aprendizagem implícita, explícita e ativa, para realizar essa tarefa. Como prova de conceito, usamos o jogo SHRDLURN, onde o sistema aprende a mapear a linguagem do utilizador (inicialmente o sistema não tem conhecimento desta língua) em ações relacionadas com o jogo. O feedback do utilizador consiste em uma frase e uma ação ou uma propriedade de um elemento do jogo, sendo este feedback usado para atualizar o conhecimento do sistema. No nosso trabalho, estendemos a implementação anterior do jogo SHRDLURN, que é baseado no processo de aprendizagem implícita. Nesta tese, adicionámos a este jogo a possibilidade de ter os processos de aprendizagem explícita e ativa. Depois de testar o sistema com os utilizadores, concluímos que a nossa abordagem traz uma melhoria ao sistema usado como baseline. Os resultados indicam que podemos tirar vantagem em reunir os três processos de aprendizagem usados no nosso trabalho.
Processamento de língua natural, Aprendizagem por reforço, Características da língua, Aprendizagem implícita, Aprendizagem explícita, Aprendizagem ativa

Novembro 2, 2018, 15:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado