Dissertação

PONTiFF - PersONaliTy Framework For Companion Characters EVALUATED

Personalidade tem sido uma característica fundamental na criação de personagens companheiras em jogos digitais. Estas personagens cooperam com o jogador para superar obstáculos e para progredir no jogo. Neste trabalho, apresentamos uma abordagem computacional estuturada e um modelo de personalidade inspirado pelo modelo psicobiológico de Temperamento e Caráter de Cloninger para transmitir a personalidade de uma personagem companheira, no contexto de cooperação entre a personagem companheira e o jogador. A nossa abordagem é composta pela personalidade da personagem, um sistema de decisão baseado na personalidade da personagem e um sistema de marcadores para acompanhar a experiência da personagem, conhecimento, objetivos, etc. O nosso teste experimental foi feito em duas fases. Uma primeira fase para entender (1) se o design gráfico do personagem tem influência na avaliação da personalidade da personagem, e uma segunda fase (2) onde verificamos se a personalidade transmitida pelo nosso modelo é percebida adequadamente pelo jogador através da interação. Os nossos resultados sugerem que (1) o comportamento no jogo é mais importante do que as primeiras impressões induzidas pelo design da personagem e que (2) dois dos nossos traços (Harm Avoidance e Cooperativeness) foram facilmente compreendidas pelos participantes.
Personagens Companheiras, Personagens Sintéticas, Personalidade, Videojogos

novembro 3, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar