Dissertação
Gamification of Software Development to Raise Compliance with Scrum EVALUATED
Apesar de as metodologias Agile serem frequentemente adoptadas por profissionais, existem ainda dificuldades no que toca a cumprir objectivos, metas temporais, e de custos (por exemplo, tarefas não resolvidas ou prazos falhados). A resistência à adopção de práticas agile (estimar tarefas, planear sprints, ou escrever documentação) tem sido apontada diversas vezes em investigações anteriores. Estes desafios que as organizações tentam resolver são explicados, em parte, pela falta de motivação dos profissionais para adoptar essas práticas. Para combater este problema, vários investigadores usaram uma técnica chamada "gamificação" ou seja, o uso de elementos, e mecânicas de jogo, em contextos da vida real para promover a adopção de certos comportamentos. A metodologia utilizada nesta investigação é o Design Science Research. Este documento representa uma iteração desta metodologia no qual o problema é validado com dados de um projecto real, e uma solução é apresentada. A solução para o problema deste estudo é uma aplicação de gamificação que tem como objectivo motivar a adopção das práticas de Scrum. Este objectivo é atingido com a utilização de feedback loops, e dinâmicas de jogo, que envolvem os profissionais no seu trabalho e aumentam o seu interesse, e motivação por aquilo que fazem. Por fim, foram extraídos resultados de um projecto real de forma a perceber quais os problemas mais relevantes que a solução deveria atacar. Como trabalho futuro desta investigação, deverá ser feito um estudo com várias equipas de Scrum para perceber melhor como adaptar a nossa solução às motivações, e necessidades dos profissionais.
novembro 10, 2017, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado